linha top1
Universidade Federal de Roraima

Pesquisa

O NECAR é aberto a todos os pesquisadores que nele queiram desenvolver projetos de pesquisas nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e em projetos, estudos e pesquisas interdisciplinares aprovadas pelo Conselho Deliberativo.
Para participar do NECAR, o pesquisador apresentará projeto de pesquisa detalhado à Coordenadoria Científica, a qual encaminhará o mesmo, mediante parecer, ao Conselho Deliberativo, para exame e aprovação, se necessário, com base em pareceres técnicos de assessores de reconhecida proficiência.

  1. o pesquisador associado será desligado automaticamente do NECAR, quando o projeto inscrito estiver terminado e não for renovado ou substituído dentro de um período de trinta dias.
  2. os projetos inscritos serão reavaliados a cada seis meses pelo Conselho Deliberativo, ou a qualquer momento, a pedido do Coordenador para decisão sobre continuidade ou término dos mesmos.

Serão instituídas, inicialmente, quatro linhas de pesquisas na área de Desenvolvimento Regional Sustentável, a critério da Coordenadoria Científica, que são:

  1. Estado, políticas públicas e economia do setor público;
  2. Integração e desenvolvimento regional e urbano;
  3. Economia do meio ambiente e tecnologia;
  4. Desenvolvimento sustentável e multiculturalismo.

A Coordenadoria Científica poderá expandir as linhas de pesquisas, mediante justificativa circunstanciada da necessidade de expansão, obedecidas as limitações orçamentárias do NECAR.
Cada grupo de pesquisa deve ter no máximo 10 pesquisadores e cada pesquisador pode participar de, no máximo, três grupos de pesquisa.
A Coordenadoria Científica providenciará a formalização de roteiros de pesquisas, manuais de orientação e outras ferramentas de apoio à formulação de projetos de pesquisas.